26 de julho de 2009

Água, o bem tão precioso!

Todos nós sabemos da importância da água para a nossa sobrevivência. Contudo, pode-se concluir que é na população que reside todo o dever de preservar esse nosso tesouro que já nos dias atuais encontra-se escassa. Estudiosos prevêem perspectivas mais drásticas, afirmando que em 2025 a população do planeta atingirá 8 bilhões de habitantes, com isso a demanda pelo precioso líquido aumentará e os conflitos decorrentes da sua falta serão agravados. Se nada for feito, teremos em pouco tempo o "choque da água", grave e mais devastador do que representou o "choque do petróleo" para muitas nações. Não temos notícias de que esse precioso líquido seje tão abundante em outro lugar da galáxia como é em nosso planeta e nunca é demais lembrar que se, no faltar desse recurso natural, não teremos para onde ir.

Um dos principais problemas ambientais que atinge a sociedade em que vivemos é a poluição contínua da nossa água, como por exemplo os detritos largados ao acaso nos rios e esgotos sem tratamento adequado, como o esgoto doméstico.
O Tratamento dos esgotos conduziria à eliminação de organismos patogenéticos e facilitaria o controle do desenvolvimento das plantas fluviais, aumentando a quantidade de oxigênio existente na água e, como tal a qualidade desse recurso.

Os Dez mandamentos para economizar água

1- No banho - se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para se enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo de água cairá de 180 para 48 litros.
2- Ao escovar os dentes - escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Economizará 3 litros de água.
3- Na descarga - verifique se a válvula não está com defeito e aperte uma única vez.
4- Na torneira - uma torneira aberta gasta de 12 à 20 litros de água/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros/mês. Feche bem as torneiras.
5- Vazamentos - um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas de d'agua de mil litros.
6- Na caixa d'agua - Não a deixe transbordar e mantenha fechada.
7- Na lavagem de louças - Lavar louça com a torneira aberta o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando tiver uma grande quantidade de roupas.
8- Regar jardins e plantas - No inverno pode ser feita dia sim, dia não. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9- Lavar carros - Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Lave o carro com balde de 10 litros para ensaboar e enxaguar.
10-Na limpeza de quintal e calçadas - Use vassoura e aproveite o dia que lavar roupa para utilizar á agua da máquina de lavar.

Costumamos abusar no gasto da água nos dias de verão. Eu sei que na correria do dia-a-dia acabamos esquecendo de pôr em prática esses mandamentos, mas precisamos nos conscientizar dessa necessidade, pois se todos os habitantes do planeta colaborarem, com certeza teremos mais tempo para usufruir desse bem tão valioso que é a água na nossa vida.
A união faz a força!

Esse vídeo do youtube é muito lindo!







Fontes: www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm
www.cjf.jus.br/revista/numero12/artigo1.pdf

Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

9 comentários:

La Sorcière disse...

Rosana, o que é bem legal é que nossos filhos tem aulas sobre recursos naturais e como preservá-los na escola!! Ele naturalmente fecha a torneira quando escova os dentes e fica preocupado onde vai descartar as pilhas....uma graça!
Bj

Rosana Ibanez disse...

Olá La Sorcière! É verdade, os nossos filhos aprendem mesmo nas escolas e minha filha outro dia chegou preocupada, dizendo que no futuro ficaremos sem água e o que será de nós? Se todos colaborarem, com certeza ainda usufruiremos por muitas décadas desses recurso tão abençoado.
Agradeço a visita!

Gato Guga disse...

Ótimas dicas, embora acredite que a nossa cultura não permite o povo seguir nenhuma delas. Eu amo água em todas as formas. Bjs.

Rosana Ibanez disse...

Oi Gato Guga! A água é a riqueza do nosso planeta, mas nem todos tem noção do quanto estão perdendo em desperdiçá-la. Beijos e obrigada.

Péricles Hora disse...

Seu blog é lindo demais e você idem. Gostei do tema, pois nunca tinha visto um desses em outro blog.
Deu até vontade de criar um blog, pois gosto muito de escrever.
Ah, esqueci de falar que cheguei até aqui através do amigo gato guga.
Bjus.

Rosana Ibanez disse...

Oi Péricles...Obrigada pela visita e pelos comentários. Se não tem um blog trate de criar logo, pois confesso que estou adorando tb ter um.
beijos e volte sempre!

Blog da Mary disse...

O que me chateia é ver muitas senhorinhas lavando as calçadas das ruas com o esguicho ao invés de usarem vassouras, quanta água desperdiçada!
Bjs

Rosana Ibanez disse...

É verdade Mary, as pessoas não estão acreditando que um dia a agua poderá desaparecer e porisso abusam demais. É uma pena!
Beijos e obrigada.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog