27 de agosto de 2009

Um perigo ao meio ambiente!

"A TRISTE HISTÓRIA DAS SACOLAS PLÁSTICAS DESCARTÁVEIS QUE GANHAMOS COM TANTA CORDIALIDADE DAS LOJAS E SUPERMERCADOS."

As sacolas plásticas surgiram em 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Vieram para contribuir com a filosofia "tudo descartável". As pessoas usavam sem nenhuma dor na consciência, pois naquela época eles ainda não tinham noção e informação adequada do quanto era um perigo ao meio em que vivíamos.

Mas os tempos mudaram e hoje se tornaram uma verdadeira praga moderna. Menos de 1% das sacolas plásticas são recicladas, isso porque é mais caro a reciclagem de um saco plástico do que produzir uma nova. No mundo consumimos aproximadamente um milhão de sacolas plásticas por minuto, ou seja, quase 1,5 bilhões por dia e mais de 500 bilhões por ano.

As sacolas causam entupimento de esgotos e galerias causando inundações e quando levados para o mar ou rios, causam danos à fauna marinha. Quando incineradas liberam toxinas perigosas para a saúde. Milhões de sacolas que são jogadas ao mar ou largadas na costa e acabam por sua vez sendo confundidas com alimentos por milhares de animais, entre eles: os golfinhos, focas, baleias e tartarugas marinhas. Ao ingerir os saquinhos os animais morrem por obstrução do aparelho digestivo.

Além disso, o plástico é derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEDB) e sua degradação no ambiente pode levar séculos. O plástico é fotodegradáveis. Com o passar do tempo eles são decompostos em pequenos tóxico-polímeros que contaminam toda uma cadeia-alimentar.

O QUE FAZER ENTÃO?

Substitua as sacolas plásticas por sacolas realmente biodegradáveis ou por sacolas não descartáveis.
Lembra daquelas sacolas antigas de feiras? Isso mesmo, tire ela do armário e leve com você, seja em supermercado, quitanda, feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras. Se a quantidade de compras daquele momento for grande, peça caixas de papelão para facilitar. Algumas redes de supermercados já oferecem essa opção.

O Ministério do Meio Ambiente já lançou uma campanha chamada "Saco é um saco" para diminuir a quantidade de sacos que jogamos fora.

Será que essa campanha resolveu alguma coisa? Até o momento não

Veja o vídeo produzido por três supermercados argentinos: Jumbo, Vea e Disco


As legendas do final em inglês diz: "Somos todos inocentes, somos todos culpados. Sacolas plásticas destroem o meio ambiente"
fonte: Planeta sustentável - Texto Manoela Oliveira
bioblue.blogspot.com

Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

7 comentários:

La Sorcière disse...

Olá querida!
Eu vou ao supermercado durante a semana com as minhas ecobags!!
Para comprar uma coisinha ou outra, elas são perfeitas. Fazemos a compra "grande" do mês em um supermercado que fornece caixas de papelão, e assim vou levando. Mas se eu faço compra em um supermercado tipo Wall Mart ou Carrefour e a compra é grande, não adiante, acabo usando a sacolinha descartável. Já estou mudando, mas ainda falta um caminho grande para trilhar!
BJ

Cadinho RoCo disse...

É preciso conscientizar antes os funcionários dos supermercados que já estão totalmente condicionados a cosumirem esses sacos plásticos até com desperdício.
Cadinho RoCo

Lara disse...

Oi Rosana!
É sempre bom sermos lembrados de quanto as sacolas são prejudiciais à natureza, você faz muito bem isso neste post.
Eu ainda não consegui me livrar delas totalmente, pois como poderia embalar o lixo? Mas espero encontrar logo uma solução para isso.
um abraço!

Rosana Ibanez disse...

Olá pessoal! Concordo plenamente com vocês, pois eu também tenho dificuldade em relação a isso. Costumo usar essas sacolas de feira quando vou ao mercado, mas na compra grande do mês é um problema, pois procuro mandar o mercado entregar e ai eles não mandam sacola, mas as vezes não tem entregador e sou obrigada a embalar nas sacolas de plástico. A verdade é que enquanto os supermercados não se unirem e pararem de fornecer essas sacolas, nós consumidores não tomaremos outras providências, pois acabamos nos acomodando com essa situação. Muitos países já se conscientizaram dessa gravidade, mas infelizmente o nosso ainda está na idade da pedra.
Um bj a todos e obrigada pelos comentários.

Gato Guga disse...

O homem é o ser vivo mais imbecil do mundo. É o único que goza ao saber que está conseguindo se autodestruir. Um novo dilúvio e começar do zero é a melhor saída para o planeta. Bjs.

Rosana Ibanez disse...

Oi Gato Guga, seje bem vindo!
É verdade, o povo sabe que é errado e continua fazendo...Talvez eles acham que no futuro não estarão mais vivos p/ver o fim, mas e os nossos bisnetos? Está mesmo tudo de cabeça p/baixo.
bjs p/ti

BLOGZOOM disse...

Rosana, eu já tenho esta mentalidade sendo aplicada há alguns anos e me aborreço quando não consigo seguir.
Consumo consciente!

Bjs e OTIMO post!

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog