17 de novembro de 2009

Vote pela terra!

Cuidar do nosso planeta não é mais uma opção, agora é caso de sobrevivência, algo fundamental. Diante dos diversos problemas ambientais, precisamos tomar consciência de que todas as catástrofes naturais que vem afetando a terra é culpa do descaso do ser humano.

Nós estamos fazendo uso dos recursos naturais sem pensar no futuro. Assim, são as pequenas atitudes do dia-a-dia que podem fazer a diferença para a vida das futuras gerações. Para preservar o meio ambiente procure reciclar, plantar árvores, economizar água, poupar energia elétrica, usar menos os veículos que são movidos pelos combustíveis fósseis e não desmatar.

O mundo está em nossas mãos e precisamos cuidar dele antes que seja tarde demais. A natureza nos proporciona coisas maravilhosas mas ela também sabe se vingar.


Em dezembro os líderes mundiais irão se reunir em Copenhague, para decidir como o mundo vai enfrentar as mudanças climáticas. A escolha deles é simples: o planeta terra ou o aquecimento global.

Como podemos ajudar?

Ajude a espalhar essa mensagem de alerta contra o aquecimento global.

Em março desse ano, milhares de pessoas em mais de 88 países apagaram suas luzes e deram seu voto durante o hora do planeta.

Se não quiser sair às ruas, dentro da nossa própria casa poderemos fazer a nossa parte:

Muitos de nós com certeza já fazemos isso, mas sempre é bom dar uma olhadinha nessas dicas:

-Desligue as luzes dos ambientes vazios;
-Procure utilizar a luz natural dos ambientes. Economizamos energia elétrica e tornamos o ambiente mais agradável;
-Desligue da tomada todos os equipamentos que não estiverem em uso;
-Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Veremos a diferença já na próxima fatura da conta de luz;
-Ligue o ar condicionado somente quando necessário. Se for usar o aparelho programe-o para 25°C, uma temperatura agradável. Assim você gasta menos energia e poupa o seu bolso e o meio ambiente;
-Verifique sempre se os filtros do ar condicionado estão limpos, faz bem a saúde, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e conomiza energia elétrica;
-Evite tomar banhos entre 18 hs à 20:30 hs se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessário a construção de mais usinas elétricas;
-Evite utilizar o chuveiro elétrico na opção inverno, pois o consumo de energia é muito maior;
-Quando comprar eletrodomésticos, prefira aparelhos com selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia;
-Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita disperdício de energia elétrica;
-Evite colocar alimentos muito quentes na geladeira, quando isso ocorre, o refrigerador gasta mais energia;
-Tome banhos rápidos, economiza água e energia, não esquecendo de desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando ou passando xampu.
-Procure utilizar as escadas em vez de elevador. Economiza energia e gasta calorias;
-Retire o carregador do celular da parede quando não usado. Ele continua consumindo energia só por estar ligado na tomada;
-Dê preferência sempre a energia solar que é limpa e eficiente para aquecer água da casa. A economia que você terá em sua conta de luz cobre o custo da instalação do equipamento em até três anos.

Quem sabe se a humanidade resolver se unir e se conscientizar dessa gravidade tomando uma atitude de imediato, ainda teremos esperança de um futuro melhor.


Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

10 comentários:

La Sorcière disse...

Que foto linda do mundo verde nas mãos...
BJ

Lívia disse...

Achei esse blog por acaso, e curti muito. Cuidar do planeta é como cuidar da nossa própria casa, à longo e curto prazo.

Bjos.

Rosana Ibanez disse...

Olá La Sorcière! Obrigada pela visita! Seria tão bom se o mundo fosse tão verdinho assim para sempre não é mesmo?
Um beijo enorme p/vc.

Rosana Ibanez disse...

Olá Lívia! Seja bem vinda e obrigada pelas palavras!
A humanidade tem que se conscientizar da gravidade e tentar mudar enquanto é tempo, mas infelizmente nem todos pensam assim.
Um beijo p/vc

BLOGZOOM disse...

Rosana, eu fico feliz por fazer parte, de alguma maneira, nas campanhas em prol da vida, meio ambiente, causas diversas. Amei ler seu maravilhoso texto.

Bjs

Rosana Ibanez disse...

Olá Sissym! Admiro muito você por fazer parte das campanhas e lutar em pró de uma vida melhor! Todos deveriam ter essa consciência.
Obrigada amiga
Beijos no coração

meus instantes e momentos disse...

realmente tem que se fazer isso, e é tão pouco....
muito bom o post.
Agradeço tb suas visitas e principalmente teus comentarios.
Obrigado Rosana, apareça sempre ,é muito bom ter voce por lá...
Maurizio

Pelos caminhos da vida. disse...

Um belo post, tudo o que pudermos fazer por nessa Terra é válido.
Se cada um fizera sua parte o planeta só tem a agradecer.

beijooo.

Rosana Ibanez disse...

Olá Maurizio! Agradeço também a sua visita e seus comentários. Pode contar sempre com a minha visita em seu blog, pois o seu espaço é muito interessante.
bjs

Rosana Ibanez disse...

Olá Pelos Caminhos da Vida! Podemos sim fazer muito pelo nosso planeta, pois a união sempre fará a força.
Um beijo enorme p/vc

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog