9 de junho de 2010

Crime ambiental!

" Balão no céu, perigo na terra "

Soltar balões é crime!

Festa junina, mês de junho, Copa do mundo, tudo é propício para os baloeiros por em prática seus talentos com papéis coloridos, varetas e outros materiais que se transformam em lindos balões e alguns com modelos bem sofisticados e bonitos de se ver. Bonitos e perigosos!

Lembro que quando era criança ajudava muito os meus tios a fazerem balões e não via a hora de vê-los subir bem alto. Lembro que gritava de tanta felicidade e lembro também que chorava quando via os mesmos pegarem fogo antes de alcançar as alturas. Na minha cabeça aquilo era um divertimento e admirava a inteligência das pessoas em fazer esse lindo espetáculo que enfeitava o nosso céu na época mais fria do ano. Não tinha noção do perigo e do dano que aquele ato e aquela beleza causava a humanidade e a natureza. Eu tinha noção sim que um dia ele cairia, mas achava que sempre existiria alguém à espera para pegá-lo, de braços abertos, pois a criançada corria atrás dos balões quando o viam caindo. E não tinha noção também que muitos deles caiam com a tocha ainda acesa. Na minha concepção os balões caiam porque a tocha se apagava e sendo assim não tinha mais força para se manter no alto. Doce ilusão.

Mas numa noite fria, aliás altas horas da noite, eu estava dormindo e acordei ao ouvir um estrondo muito grande perto da minha casa e no dia seguinte soube que um balão enorme havia caido dentro do posto de gasolina, aliás, o único que tinha perto de casa. O fogo logo se estendeu e teve um enorme estrondo, matando o vigilante que trabalhava no local. Esse acidente teve uma grande repercussão na época e depois daquele dia nunca mais admirei essa prática e chorei muito me sentindo culpada, pois lembrava o quanto no passado ajudava nessa criminosa tarefa.

Em defesa do meio ambiente, a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em sua Seção II, que trata dos crimes contra a flora, estabelece:
"Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. “Pena - Detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

Apesar de tantos alertas e punições essa atividade criminosa ainda é comum em nome da tradição.
Cometer uma ação ilegal, colocar em risco vidas humanas, provocar queimadas em matas, derrubar aviões, incendiar casas e empresas, ou ainda provocar acidentes trágicos em refinarias, mutilações, queimaduras...Todas essas violações poderiam fazer parte de uma lista de atos terroristas, mas não, são consequências de uma atitude que está muito mais próxima de nossa realidade do que se imagina, praticadas por pessoas comuns, muitas vêzes nossos vizinhos.

Os balões hoje em dia usam recursos como butijão de gás, baterias de automóveis, cordões especiais e arames, dentre outros materiais de alta resistência, que são alvos de resgate das pessoas na caso da queda, gerando muitas vezes brigas e tumultos.

Quem solta balão conhece sim os riscos a que está submetendo o restante da sociedade, mas o faz por considerar o delito, uma arte ou tradição.

Toda arte deve ser respeitada, desde que preserve e valorize a vida!

Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

13 comentários:

Unknown disse...

abraço carinhosos.

Paula Betzold disse...

Uma pena que quase ninguem respeite, ne... enfim... é torcer pra que uma hora eles aprendam!!! beijos

Mahria disse...

Tão bonito né Rosana, porém tão nocivo. Existem muitas outras maneiras sadias e sem perigo de se brincar no mês junino...


Bjos
Mah

Hod disse...

Olá Rosana,
Realmente tal prática ultrapassa todos os limites do bom senso e da responsabilidade. E mesmo sendo crime, milhares de pessoas insistem nesse absurdo.
Boa matéria do post.

Boa semana para vc.

Hod.

chica disse...

Eles são lindos, mas tão perigosos!!!Tomara nesse ano não aconteçam acidentes com eles!beijos,chica

BLOGZOOM disse...

Uma unica vez eu vi de pertos balões lindos, é realmente emocionante, especialmente os tripulados, contudo morei num lugar que vivia sendo atingido por eles, e o Morro da Urca já queimou muitas vezes, uma vez uma arvore em chamas caiu no telhado da casa de um amigo, felizmente, nada pior aconteceu. O cheiro do mato queimado era horrivel e muitos bichos morriam.

Anônimo disse...

Rosana,muito boa sua cronica e alerta para um grande perigo que precisa acabar!Bjs,

Paula Betzold disse...

Rosana, relaxa pq eu mesma nao quis falar mto que ia operar, pq nao queria nem me lembrar disso de tão medrosa que sou!!!
Estou me recuperando bem, estaria melhor se nao fosse tao rebelde! beijinhos e obrigada pelo teu carinho!

Pelos caminhos da vida. disse...

São lindos mas perigosos.

beijooo.

Sandra disse...

Passei por aqui. e aproveito para oferecer rosas.
Vim para perfumar ainda mais a nossa amizade.
Venho lhe oferecer rosas.
Sim.
CURIOSA lhe oferece rosas. Venha buscar. São dadas com muito carinho.
Sua amizade é muito especial para mim..Deixo um grande abraço e carinho
Sandra

Lara disse...

Olá Rosana!
Você tem toda a razão de dar esse alerta, o perigo não compensa o espetáculo, até pq sempre são os inocentes que sofrem os danos.
Menina, fora isso aqui em São Luís, o espetáculo do bumba meu boi vai começar... depois eu posto umas fotos prá vc ver.
Bjos no coração!

Paula Betzold disse...

Oi oi! te ofereci um selinho la no blog, fique a vontade se nao quiser! beijos

Andréia Sant'Anna disse...

É crime... mas são bonitos não é mesmo!? Quando criança, eu ficava encantada com os meninos soltando aqueles balões enormes na rua.
Mas não só é crime, como é perigosíssimo.
Bjks e tenha um ótimo final de semana.

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog