1 de junho de 2010

Feriado Corpus Christi

No decorrer do ano, diversas datas são definidas como feriados. Feriado é sempre bom no nosso calendário, pois com certeza é sinônimo de folga no trabalho e muito descanso e diversão. Nesse próximo dia 3 será feriado, pois se comemorará o dia de Corpus Christi.
Essa data me faz lembrar da minha infância onde ajudava na ornamentação dos tapetes para a passagem das procissões e cheguei até a participar de algumas delas na companhia de minha avó.
Bons tempos aqueles...

Em muitas cidades brasileiras e portuguesas é costume ainda ornamentar as ruas com tapetes de cores vivas e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente em cidades históricas.

Afinal, o que significa Corpus Christi?

É uma festa móvel da igreja católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia.
A festa celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da eucaristia. Segunda as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a última ceia, quando disse:
- "Isto é o meu corpo (apontando para o pão) e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)".
Todos os católicos do mundo todo agradecem até hoje então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.



De acordo com a igreja católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras "isto é o meu corpo e isto é o meu sangue", ocorre o ato de transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso a hóstia e o vinho), se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebraçao de Corpus Christi, as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Aproveito então para desejar a todos um feriado maravilhoso!!

Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

6 comentários:

chica disse...

Acho linda essa tradição dos tapetes de serragem pintada ou flores.Lindos.Por aqui ainda há cidades, na serra,que os fazem.Lindo feriadão pra ti!beijos,chica

Anônimo disse...

Rosana,muito esclarecedora sua postagem e lindos esses tapetes,não é mesmo?Gosto muito de visitar Itapecirica da Serra aqui pertinho de onde moro,onde possuem essa tradição!Bjs,

Paula Betzold disse...

Nossa Rosana, eu nem sabia desse significado do corpus christi, muito bom esse seu post, vale a informação! beijos

Rosana Ibanez disse...

Olá Chica, Anne e Paula!! Adorei a visita de vocês e confesso que até eu desconhecia muitas coisas sobre esse feriado.
Beijos no coração de todas!!

Paula Betzold disse...

Oi Rosana... pois é... sabe que eu tb nao dei valor muitas vezes aquele paraíso? Mandei essa postagem pro papai, e ele chorou tadinho... aquela casa era o grande sonho da vida dele, acho q hj ele ta meio sem rumo, compensou uma coisa eperdeu outra, rs.
nenhum de nós 4 pensou que aquela casa acabaria!! Cada um sofreu a sua maneira... mas as lembranças estarao sempre vivas... uns gostam mais de lembrar, como eu e o papai... outros nao tocam no assunto como a minha mãe... mas a vida é assim mesmo, cada um interpreta de uma forma! beijos

Rosana Ibanez disse...

É verdade Paula, a vida nos ensina muito e o importante com certeza é o que você tem guardado dentro do seu coração. A gente amadurece e percebe os erros e isso é bom, pois com certeza não repetiremos os mesmos e passaremos essas experiências de vida aos nossos filhos.
Boa sorte e felicidade sempre...
Bjs

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog