27 de outubro de 2010

Curiosidades sobre cachorros

Como é a visão dos cachorros?


Eles enxergam colorido?

Sim, mas por muito tempo até mesmo os cientistas acreditavam que não. Hoje se sabe que os cães enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos vêem.

A principal diferença é que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros e macacos, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo.

Uma distinção que os cães conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.

Faça o teste: segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o cão optará por seguir a bola azul, muito mais visível para ele.

Os cães enxergam no escuro?

Depende. Na escuridão total, não. Mas os cães enxergam muito melhor do que nós no escuro, apesar de não conseguirem distinguir bem as cores. Pode-se dizer, portanto, que no escuro os cães enxergam em preto e branco.

Faça o teste: com uma câmera de vídeo que filma no escuro (infravermelho) observe como o seu cão se locomove num quarto totalmente escuro. Coloque uma caixa ou cadeira fora de lugar e observe se ele desvia antes ou depois de tocá-la com a cabeça ou bigode. Depois, estimule o cão a andar - jogue uma bolinha que ele adore ou chame-o na sua direção – e aumente a luminosidade aos poucos (use luzes com intensidade ajustável ou permita que a luz da rua entre). Haverá um momento em que, apesar de você ainda não enxergar os objetos, o cão já desviará deles com facilidade. Isso mostra que ele enxerga com muito menos luz do que nós.


Eles vêem de costas?

Graças a uma amplitude de visão bem maior que a nossa, os cães enxergam o que está atrás deles. Como têm olhos mais laterais que os nossos, conseguem ver uma área maior, tanto para localizar presas como eventuais predadores. A maior amplitude visual varia, já que a posição dos olhos muda conforme a raça. Pastores Alemães, por exemplo, têm amplitude visual muito superior à de outras raças.

Faça o teste: olhe para a frente e traga s
uas mãos com as palmas abertas a partir de trás da cabeça até enxergá-las. Você só as verá quando estiverem um pouco à frente das orelhas. Isso mostra que a amplitude visual humana é de aproximadamente 180 graus. Experimente fazer isso com o seu cão: Mova um objeto de trás para a frente, até que ele o perceba e vire a cabeça - querendo-o. Repare como o objeto é percebido, mesmo estando ainda atrás do cão. Fique atento: como o olfato e a audição dos cães são fantásticos, tente evitar que o objeto seja percebido pelo cheiro ou pelo barulho.


"Se você pega um cachorro faminto e o torna próspero, ele não morderá você. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem."
(Mark Twain)




Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

6 comentários:

Chica disse...

Que legale bem interessante.Adoro saber deles.

beijos,tudo de bom e lindo dia!chica

J Araújo disse...

Rosana, como sempre vc surprende com informações tão imporatante para nos ajudar a entender melhor os animais.

Parabéns!!


Bjs

Maria-bonecas d`pano disse...

Olá!! Rosana..adorei ter te encontrado,sou apaixanada por Pets,sou siber ativista Avaaz..tento proteje-los sempre que posso,achei muito legal seu post,,assim ficamos sabendo mais sobre nossos queridos companheiros(a minha chama-se Lua,é linda bem pretinha..adotei Ela)..vou seguir vc pra saber das novidades.Não sei se vc curti essa de selinhos,estou divulgando a campanha d´amizade..dá uma passada lá e fique a vontade pra levar o que quiser..Bom Findi!!bjsss

Gato Guga disse...

Olá Rosana,
Seu site continua lindo e muito bem escrito. Parabéns.
Estou informando a todos os amigos sobre minha saída da blogosfera.
Quando der, favor visitar o MBS, eis que postei a respeito.
Um beijo.

Gato Guga disse...

Ops, você esqueceu de retirar o banner da campanha do MBS.

Mary disse...

Muito interessante! Vou fazer o teste com minha cachorrinha.
Boa semana
Bjs

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog