13 de novembro de 2009

Dia de azar?

Hojé é sexta feira 13 e quando chega esse dia sempre fica algo denso no ar, pois é uma data considerada como dia de "má sorte" e cheia de crendices estranhas para os mais superticiosos.

São muitas as possibilidades que existem para explicar essa superstição:

- O número 13 é considerado irregular, na numerologia, sinal de infortúnio
- A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e por isso, considerado também de azar

Somamos o dia da semana de azar com o número 13 também de azar e acreditam alguns que passamos a ter o dia mais azarado dos dias...

Mas voltando muito ao passado, essa supertição pode ter tido origem no dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi decretada extinta, por Felipe IV de França e os seus membros foram presos em todo o País e alguns torturados e mais tarde executados por heresia.

Outra possibilidade pode estar no fato de Cristo ter sido morto numa sexta feira 13.

Também pode ter algo relacionado a Santa Ceia, onde sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas morreram logo à seguir de forma trágica.

Além das explicações cristãs também tem justificativas que provêm da mitologia nórdica, onde cito uma pelo menos: Num banquete 12 deuses foram convidados e nesse encontro Loki, espírito do mal e da discórdia apareceu sem ser chamado e a sua presença, assim como os desacatos provocou a morte de Balder, o favorito. E agora sempre há a supertição de que convidar 13 pessoas para um jantar pode dar em desgraça.

Bem, diante de tudo isso confesso que ainda não sou superticiosa ao extremo, mas evito nesses dias cruzar com um gatinho preto (tadinho) e passar debaixo de escadas.
Só tive mesmo supertição à 18 anos atrás onde lembro que o parto do meu filho estava programado para o dia 13 de setembro de 1991 (sexta feira 13) e realmente bati o pé e me neguei a fazer a cesariana. Acabaram antecipando para o dia 06 de setembro (uma semana antes).
Achei melhor não arriscar a sorte do meu bebê!

E vocês? Já aconteceu algo estranho nessa data?

Uma ótima sexta-feira 13 para todos vocês e um final de semana maravilhoso!

Fonte: www.diariodopara.com.br

Sobre a Autora:
Rosana Ibanez Rosana Ibanez:Sou alguém que gosta da vida, que procura viver dentro de seus princípios, que ama sua família, que viveu bastante mas não o suficiente, que apesar da distância e das barreiras, ainda acredita no amor entre duas pessoas, que acredita na continuidade da vida após a morte, que ama o próximo como a si mesma, que ainda acredita no ser humano e que tem DEUS como ser supremo.

4 comentários:

Andréia Sant'Anna disse...

Oiee..,
Nossa... sexta feira 13, gato preto... quanta sorte não!? rsrs
Acho que essas crendices só acontecem quando acreditamos... assim como a nossa fé, as nossas cismas também tem poder... e se vc é cismada com essa data, faz bem evitar as coisas... agora, para mim, sexta feira 13 é sinal de sorte.
Bjks e tenha um ótimo final de semana

Sônia Pachelle disse...

Dia 13 é igual a qualquer um outro, o que importa são as nossas intenções, sentimentos, e quanto a Jesus,Ele não foi crucificado num dia 13, e mesmo que fosse o Filho de Deus, aceitou sua morte, seu sofrimento e humilhação, com calma, bom senso, nobreza, não pronunciou uma palavra de reclamação de sua dor física, porque Ele sabia, que iria sentar a direita de seu Pai, literalmente de corpo de espírito.

Leia o livro " O mestre dos mestres" de Augusto Cury, são quatro livros, todos sobre a vida e acontecimentos da vida de Jesus.

Voce vai adorar!

Beijos.

Newdelia disse...

Oiêee!
Enfim, vim deixar um beijo e agradecer as visitas. Tenho estado super ocupada com meus processos. Tem hora que acumula e nao tem jeito.
Quanto ao dia 13, AMO! Adoro os números ímpares e o 13 é cheio de mistérios.
Beijos e boa semana.

Rosana Ibanez disse...

Olá Andréia, Minhas palavras e New! Adorei a visita de vocês!
Também não acredito em azar, acho que isso está na nossa cabeça, mas ouvir falar sobre esses mistérios e essas crendices estranhas me fascinam.
Um beijo e uma ótima semana p/vocês.

Blog Widget by LinkWithin
 

Sempre em dia... Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog